José Roberto Linhares de Mattos


Jose-Roberto-100x100Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo trabalhado em sua dissertação com imersões isométricas em variedades riemannianas; doutor em ciências pela mesma universidade, com uma tese sobre estabilidade e unicidade da solução de um problema mal posto de equações diferenciais parciais, através de um método wavelet-Galerkin; e pós-doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo atuado junto ao projeto Fronteiras Urbanas: A dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT, Portugal.

É Professor Associado 4 do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense – UFF, docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEA/UFRRJ, professor credenciado do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM/REAMEC e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da UFF.

É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura – GEPEC e do Brazilian Urban Boundaries – BUB. É membro do conselho editorial da revista Caderno Dá Licença e da Revista em Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas – RETTA. É membro do GT 05 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É pesquisador em Etnomatemática, na qual trabalha com educação matemática em contextos do campo e educação escolar indígena, onde investiga a relação do conhecimento popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes vivenciados por professores indígenas em algumas etnias do Brasil, e os processos de ensinagem e aprendizagem da matemática e sua relação com o cotidiano