Ensino a distância: o piloto que mora no Oriente Médio e estuda em São Leopoldo

Fundação Cecierj abre inscrições para Capacita Rede
25 de março de 2019

Ensino a distância: o piloto que mora no Oriente Médio e estuda em São Leopoldo

Modelo de ensino permite que Rodrigo de Quadros Castilhos curse o curso de Análise de Sistemas na Unisinos.

Rodrigo de Quadros Castilhos, de 42 anos, é estudante de Análise de Sistemas a distância na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em razão do trabalho como piloto na empresa Oman Air, passou a morar em Muscat, em Oman, no Oriente Médio. Mas pela característica do modelo de ensino, não foi preciso largar os estudos.

— Eu acho que a ferramenta EAD é maravilhosa. Uma coisa que realmente traz o conhecimento, não interessante onde tu estejas. Eu acredito que para o meu curso ela é uma ferramenta muito boa.

No entanto, Rodrigo afirma que é preciso ter disciplina, organizar a jornada de estudos e não deixar tudo para a última hora.

— Eu tento ler a parte teórica em diversos momentos do meu dia. Quando tenho algum tempo, imprimido alguma coisa. Eu gosto bastante do (material) impresso. Eu imprimo, leio, faço as minhas anotações e normalmente à noite e de manhã, quando está tudo tranquilo, vou para a parte prática e começo a desenvolver os exercícios que são pedidos pelos professores.

O piloto costuma fazer as avaliações online pela manhã ou à noite. As presenciais sempre foram uma dificuldade, em razão de estar sempre viajando, mas diz que encontra tempo para as provas.

— A minha rotina foi sempre de ver as aulas gravadas. Eu tenho o problema do fuso e ver online nunca funcionou. Eu tento fazer sempre na parte da noite, quando o barulho some e eu consigo trabalhar tranquilamente. Nem tudo eu consegui terminar e então de manhã eu acordava, pessoal já tinha ido para o colégio, então era mais um momento tranquilo para sentar e fazer o que precisava fazer.

O piloto é um entusiasta do método EAD.

— Eu acho incrível essa possibilidade de poder estudar em Porto Alegre, mesmo estando no outro lado do mundo.

Matéria extraída de https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/04/ensino-a-distancia-o-piloto-que-mora-no-oriente-medio-e-estuda-em-sao-leopoldo-cjfvajv7w01gp01tg9b04kn50.html

Os comentários estão encerrados.

//]]>