Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – NTEM


Acesso ao CursoLoginFalar com a Secretaria

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática – NTEM

A Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Instituto de Matemática e Estatística oferta o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na modalidade a distância. O curso é inteiramente gratuito com vagas distribuídas nos polos regionais dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Acre.

  • Web 2.0 em Educação
  • Software Winplot
  • Programa de Geometria Dinâmica ReC
  • 24 Aprendizagem colaborativa
  • Matemática Interdisciplinar

Qual é o público alvo do NTEM?

O Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática é destinado a profissionais com graduação em Matemática, Ciências com habilitação em Matemática, Estatística, Engenharias ou Física, reconhecidos pelo MEC, que desejam se especializar em tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino de Matemática, tanto nos aspectos tecnológicos, quanto pedagógicos.

O NTEM tem como objetivo apresentar recursos para o ensino da Matemática, sob um ponto de vista motivador e atual, introduzir novas tecnologias, em apoio ao processo pedagógico para o ensino da Matemática e instrumentalizar o professor do nosso tempo para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio.

4

Estados


Diversos estados do Brasil
3259

Formados


Capacitando diversos profissionais
23

Tutores


Tutores que são ex-alunos
11

Anos no mercado


Experiência e garantia do certificado da Universidade Federal Fluminense

Estrutura do Curso

O Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade a distância, é constituído por nove disciplinas obrigatórias:

Disciplinas
Informática Educativa I 60 horas
História da Matemática Através de Problemas 60 horas
Informática no Ensino da Matemática I 45 horas
Informática no Ensino da Matemática II 45 horas
Tópicos em Educação Matemática 45 horas
Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio 45 horas
Tópicos em Ensino de Geometria 45 horas
Metodologia do Trabalho Científico 30 horas
Trabalho Final de Curso 60 horas

Condições de aprovação

Cada disciplina do curso corresponde a uma unidade de aprendizado, sobre os quais serão realizadas avaliações a distância (trabalhos individuais ou coletivos), e possíveis avaliações presenciais nos polos de vínculo do aluno. As avaliações poderão se dar através da Plataforma Virtual de Aprendizagem MOODLE-LANTE ou enviadas pelos Correios. De acordo com o Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFF, será aprovado na disciplina o aluno que alcançar no mínimo a nota seis (6.0). Para fazer jus ao Certificado de Especialista o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas previstas no currículo, possuir a média aritmética das notas finais das disciplinas cursadas maior que, ou igual a sete (7.0), e ter aprovação na defesa presencial de seu Trabalho Final de Curso (TFC) no Polo de vinculação ou em outro indicado pela Coordenação do Curso. As demais informações sobre as especificidades das avaliações de cada disciplina serão informadas no início de cada disciplina.

//]]>